Percurso de gravel, com 39,5 quilómetros de extensão e 305 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra d'Ossa do Centro de Cyclin' de Serra D'Ossa, localizado em Rio de Moinhos.
aberto
moderado
Distância 39,4 km
Duração3:25 h
Desnível acumulado positivo295 m
Desnível acumulado negativo295 m
Ponto mais alto478 m
Ponto mais baixo293 m
O percurso sai do centro e segue à direita acompanhando os percursos sinalizados. Segue sempre pela esquerda em alcatrão até ao cruzamento com a indicação da Serra D’Ossa, onde vira à esquerda e segue por terra batida por entre vinhas e depois por eucaliptal. Ao fim, vira à direita, passa a ribeira e volta à direita no alcatrão por alguns metros antes de virar em direção à Aldeia de São Gregório. Contorna a capela à direita e segue pela vinha até à Rua das Tapadas que vai apanhar em direção a Estremoz, para a esquerda. Vira à direita a seguir à Quinta do Zambujeiro, passa a Casas Novas e retorna à estrada indo depois apanhar a estrada que liga Alandroal a Estremoz e continua para a esquerda para Estremoz. Segue por alcatrão por cerca de 6.5 km e vira à esquerda por estradão de terra para ir ligar à N318 que acompanha até Estremoz. Vai atravessar Estremoz passando o Rossio. Segue para Norte em direção a Portalegre e logo ao passar a placa de fim de localidade vira à direita no olival em terra batida. Por aqui, segue em estradões de acesso a propriedades até chegar aos Arcos. Nos Arcos segue para o cemitério e, continuando a estrada, vai depois chegar N4 que vai acompanhar por 700m antes de sair para um caminho de terra batida à direita. Vira logo à esquerda, onde vai passar por baixo da autoestrada e vira depois à direita em alcatrão por 800m até voltar novamente à esquerda acompanhando o percurso azul por entre olival. Passando Barro Branco, vira à direita e apanha a estrada até à rotunda que o leva a Rio de Moinhos.
Conselho do autor
O Responsible Trails ® assegura a realização de uma auditoria técnica anual onde são avaliados os principais pontos do código de ética. Aqui encontra o resultado da ultima auditoria.
Antes de iniciar a sua aventura não se esqueça de consultar o separador das “Informações Atuais” reportadas.
Avaliação Responsible Trails:
(última auditoria realizada em 05/12/2021)
Sinalização - Não se aplica
Conservação dos caminhos - 5 (Em bom estado de conservação e sem riscos identificados)
Conservação da envolvente - 5 (Perfeitamente conservado)
Estruturas informativas - 4 (Bem mantidas e com interesse)
Estruturas interpretativas - 4 (Bem mantidas e com interesse)
Estruturas de apoio e segurança - 4 (Estruturas essenciais bem mantidas )
Interação com a comunidade - 5 (Forte ligação à comunidade onde se insere e estimulo da interação)
Integração na paisagem -5 (Perfeitamente integrado na paisagem, explorando pontos de interesse relevantes)
Segurança geral - 5 (O meio não esta isento de risco)
Autor
Responsible Trails Portugal
Atualizado: 16.02.2022
Perguntas & Respostas
Aqui pode fazer perguntas ao autor.
Avaliações
Partilhe sua opinião com a comunidade.
Fotos da Comunidade