Golegã - Tomar
Turismo do Alentejo, ERT
A etapa de hoje é de “fronteira”, isto é, liga a região do Ribatejo com a do Centro de Portugal, onde termina na cidade de Tomar, após cerca de 30 km de viagem. Desviando- -nos da fronteira natural do Tejo em Vila Nova da Barquinha, quase tudo sofre uma mutação gradual, mas essa já é outra parte do Caminho...
Para sair da Golegã, atravessamos a vila ao longo da rua D. Afonso Henriques, seguida da rua Dr. Branco, com destino à periferia da cidade. Cruzamos a estrada nacional N243 e tomamos o caminho de areia em frente, até que este desemboca numa estreita estrada rural. Viramos à esquerda e temos pela frente alguns quilómetros planos ladeados de extensos milheirais e campos cultivados que aproveitam os férteis terrenos desta margem do rio Tejo. Antes de chegarmos à Quinta da Cardiga, a pequena aldeia de São Caetano acolhe- -nos com recantos que merecem a nossa breve passagem, incluindo um albergue para peregrinos e a Ermida de São Caetano. Doada à Ordem dos Templários por D. Afonso Henriques, posteriormente transitada para a posse da Ordem de Cristo, a histórica Quinta da Cardiga ainda hoje pertence ao imaginário da população e de quem a visita, com uma auréola de certo misticismo. É das propriedades mais impressionantes do país, infelizmente em avançado estado de degradação, mas ainda ali podemos vislumbrar os jardins e hortas, o palacete, a capela e o claustro, o celeiro e as cavalariças e até um antigo lagar. Descobrimos também a Cruz de Cristo na fachada da casa principal e a torre do antigo castelo templário. Um dos postos de vigia da milícia da Ordem, este foi um local estratégico vital para os cavaleiros templários. Atravessamos a frondosa alameda que acompanha a fachada do palacete até a uma pequena ponte sobre um ribeiro poluído, onde termina o asfalto. Daqui em diante continuamos o Caminho para norte, até à aldeia de Pedregoso, ponto final do Caminho de Santiago Central no Alentejo e Ribatejo. A seguir, entramos já no concelho de Vila Nova da Barquinha e na região Centro de Portugal. Bom Caminho!
Track types
Show elevation profileSafety information
Todos os utilizadores dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo devem ter presente o seguinte
- Não saia do percurso marcado e sinalizado.
- Não se aproxime de precipícios.
- Preste atenção às marcações.
- Não deite lixo orgânico ou inorgânico durante o percurso, leve um saco para esse efeito. Se vir lixo, recolha-o, ajude-nos a manter os Caminhos limpos.
- Cuidado com o gado, não incomode os animais.
- Deixe a Natureza intacta. Não recolha plantas, animais ou rochas.
- Evite fazer ruído.
- Respeite a propriedade privada, feche portões e cancelas.
- Não faça lume e tenha cuidado com os cigarros.
- Não vandalize a sinalização dos Caminhos.
Em zona de percurso urbano, as marcas de sinalética são de uso exclusivo a pedestres. Outros meios, como a bicicleta, deverão respeitar a sinalização de trânsito.
Os traçados definitivos de várias etapas podem ter sofrido alterações posteriores à publicação deste roteiro. Antes de partir é essencial que verifique o itinerário correto no site www.caminhosdesantiagoalentejoribatejo.pt .
Questions and answers
Would you like to the ask the author a question?
Rating
Help others by being the first to add a review.
Photos from others